No modulo imobiliário, estão compreendidas os cadastros de imóveis da cidade, que mantém as informações quanto aos dados físicos do imóvel, proprietários, possibilidade de incluir anexos (imagens e documentos como croquis e plantas), entre outras como isenções aplicadas e históricos de informações do imóvel.
Através dos cadastros imobiliários é possível associar os contribuintes proprietários, e a emissão de lançamentos de IPTU, ITBI e Taxas (como as taxas de iluminação, LIMPEZA, entre outras definidas em legislação).
Para facilitar a gestão dos cadastros, é possível inclusive fazer unificação e desmembramento de imóveis, de forma a garantir a manutenção de informações e lançamentos existentes anteriormente.
Também é possível através do sistema, a alteração coletiva de cadastros, cadastros de empreendimentos (como condomínios), loteamentos, imobiliárias e cartórios.
O Sistema Tributário permite o lançamento de IPTU para os cadastros imobiliários existentes no sistema. Para isso o sistema também mantém cadastro de valores venais, plantas genéricas, valor de m2 de construção, cadastro técnico de logradouro do Município, características de calculo, equipamentos urbanos. Com base nessas informações e no código tributário do município, o sistema realiza o calculo do valor de IPTU, faz os lançamentos e emite as guias de pagamento que serão entregues ao contribuinte.
Com o Sistema SIL é possível o lançamento de ITBI, com o sistema efetuando o cálculo do valor de imposto devido. Todos os históricos são mantidos. Adicionalmente, a SIL Tecnologia possui um módulo “web” que permite o lançamento de ITBI diretamente pelo cartório previamente autorizado para tal, facilitando a vida do contribuinte e agilizando os lançamentos.